ROLÂNDIA NORTE DO PARANÁ

.
IGREJA SÃO RAFAEL
     SRFOTO1

Localizada na zona rural de rolândia, foi inaugurada no dia de pentecostes em 1937. sua construção era em madeira, coberta de tabuinhas, lembrava as igrejas das pequenas cidades européias. Em 1958, a nova capela foi construída em alvenaria, com torre revestidas de pedras. O cemitério de são rafael, como é conhecido, apresenta algumas peculiaridades: com muitas árvores, e a vegetação sobre os túmulos, lembra um parque ou jardim. Reproduzindo assim a mesma paisagem das pequenas aldeias alemãs, isto é, o cemitério ao lado da igreja. – localização: estrada São Rafael km 05 telefone para contato – Casa Paroquial: (43) 3255-2293.
.

ESTÁTUA ROLAND    ERFOTO1

Foi um presente de bremen, recebido em 1957.

Representa o cavaleiro medieval roland, simbolizando a liberdade e justiça. constitui – se de uma réplica em pedra “lios de oberkirchen”, de outra existente naquela cidade germânica. Av. Presidente Vargas  - ao lado da Praça Castelo Branco.
.

MUSEU JAPONÊS       MJFOTO1

Museu agrícola da colonização do paraná ou museu japonês construído em parceria entre o centro experimental e aliança cultural brasil – Japão foi inaugurado por ocasião dos festejos dos 70 anos de imigração japonesa no Paraná (Imin – 70) em junho de 1978. Nele é possível apreciar peças ligadas à agricultura, assim como pinturas, minerais, grãos, roupas, além de um típico jardim japonês. Foi construído também uma casa de palmito reprodução do rancho habitado inicialmente pelo imigrante, contendo todos os utensílios da época. Possui ainda uma estátua de bronze em tamanho natural que mostra uma família de imigrantes japoneses. Localização: estrada Rolândia/Pitangueiras, km 5. Seu horário de funcionamento é o seguinte: quarta a domingo das 13:00 ás 17:30h.  Telefone para agendamento:  3256-1449/3256-1716.
.

MUSEU MUNICIPAL   MMFOTO1

Criado pela lei nº 1.939/89. reúne documentos, objetos, depoimentos de pioneiros, fotos que contam a historia do município, Possui ainda um acervo com obras de arte e apóia artistas da cidade e região promovendo exposições e divulgações dos mesmos. é mantida pela administração pública e localiza –se à avenida dos expedicionários, 604, de frente para a Matriz São José. fone: 3906-1077. Atendimento: das 8h às 11:30 e das 13h às 18h de segunda a sextas – feiras.
.

PESQUE PAGUE BANDEIRANTES    PPFOTO1

Tradicionais na área agrícola a família Rogério chegou ao município de Rolândia no ano de 1974. Na procura de novas alternativas iniciou a construção de tangues para a engorda de peixes. Em 1996, surge a idéia de transformar o local em um pesqueiro onde o público pudesse se divertir pescando apreciando a paisagem e saboreando pratos típicos a base de peixe. O  pesqueiro sempre teve por objetivo um projeto paisagístico para o embelezamento e harmonização do ser humano com a natureza.  Possui: restaurante com comida mineira, playground, estacionamento e promoções durante o ano todo. Sua área total é de 35.00  m². de fácil acesso. Distância do centro até o pesque-pague: 4.500 metros. Endereço: continuação da rua hortências, s/nº - caixa postal: 214. Atualmente o pesque-pague está desativado.
.

FACULDADE NORTEPARANAENSE - FACCAR    FNFOTO1

Criada em 1972 por um grupo de entusiasmados educadores, liderados pelo Dr. Cândido Garcia. No ano de 1974, inicia-se efetivamente a caminhada da Faccar – Faculdade de Ciência Contábeis e Administrativas  de Rolândia , com as primeiras turmas de ciências contábeis e administrativas de empresas, teve seu primeiro vestibular em 07/07/74. A partir de 09/03/2001 em função da criação de três novos cursos passou a ser conhecida como Faculdade Paranaense. Hoje a Faculdade possui cinco cursos em funcionamento: Administração, ciências contábeis, direito, letras anglo portuguesa e espano portuguesa e tecnologia em processamentos de dados. Possui ainda uma ampla biblioteca com o melhor acervo da região, formado por mais de 40.000 volumes e um anfiteatro com capacidade para 350 lugares.
.

IGREJA MATRIZ      IMFOTO1

Constitui um dos prédios mais importantes da cidade. Possui em seu interior obras artísticas de grande valor cultural, com destaque para as 14 estações da via sacra esculpidas em madeira, traz ainda um museu de peças sacras que reúne diversos trabalhos de técnicas diferentes. Localização: avenida dos expedicionários. Fone Casa Paroquial: 3255-2293, Rua Stª Catarina, 1263.
.

IGREJA LUTERANA      ILFOTO1

Templo cuja arquitetura lembra o gótico das Igrejas Alemanha foi inaugurada em 1949. é toda feita em tijolos e no interior encontra-se vários detalhe em madeira. O projeto foi trazido da Alemanha e a própria comunidade foi responsável pela construção. Na torre encontra-se três sinos, de tamanhos diferentes, com as inscrições: fé, amor e esperança. Para visitação ao templo é necessária agenda prévia. Localização: Rua Piauí, 189 - centro. Fone: 3256-1736 e 3256-7282.
.

POUSADA DAS ALAMANDAS     PAFOTO1

A Pousada das Alamandas era uma antiga fazenda de café que foi reestruturada em cima de um planejamento de paisagismo peculiar, com diversos tipos de árvores e flores. Hoje, com mais de 10 anos de existência, aliou à beleza de seu visual, o conforto e a tranqüilidade da vida rural.
.

FAZENDA BIMINI    FMFOTO1

Um trabalho de pesquisa e resgate das potencialidades locais permitiu transformar a Fazenda Bimini num espaço também destinado a trabalhos de educação ambiental não formal, oportunizando à comunidade, principalmente urbano, um contato gratificante e esclarecedor com o meio ambiente. São oferecida gratuitamente à sociedade atividade que incluem, além de uma visita à zona rural, atrativos como: Conhecer um casarão histórico de 600m² que guarda a acervo de um pequeno museu a coleção de achados indígenas da região , vistas a arborização, áreas de reflorestamentos e matas ciliares. Proprietários Daniel e Ruth Steidle. Localização: Pr. 170 – Rolândia/Porecatu, (a 5 km lado esquerdo)  fone: 3256-1794.
.

FAZENDA JANETA    FJFOTO1

A  Fazenda Janeta cuja denominação surgiu por acaso, quando Dr. Erich Koch Weser e sua esposa conversavam com os dois filhos, cujos apelidos são Jan e Eta . Descobriram que a aglutinação desses nomes, poderia resultar no vocábulo Janeta, nome este com batizaram a propriedade.sua sede foi construída nos anos 50, em peroba, por carpinteiros alemães. Após a morte do Dr. Erich, filho, mais conhecido por  Eta, assumiu a fazenda. Em 1984, o  Sr. Eta fixou residência na Alemanha e vendeu a fazenda ao Sr. José Carlos Moreschi. Hoje seus proprietários alugam sua sede a turistas interessados em conhecer os encantos da vida no campo. Llocalização: estrada São Rafael aproximadamente 3 km a partir da rodovia contorno norte.  Fone: 3254 -3644.
.

MATA CAMPANER    MCFOTO1       MCFOTO2     MCFOTO3    MCFOTO4

Situada na rodovia  pr 170, no km 14, na Gleba Ribeirão grande no distrito de  São Martinho e pertencente à família Campaner desde 1936. Sua extensão territorial é de 15 hectares de mata nativa, possuindo uma cachoeira com uma queda de aproximadamente 10 metros de altura e várias nascentes. No seu interior há uma trilha de 1 km que possibilita a  visualização de madeiras de lei e nobres como a figueira branca, alecrim, cedro, caviúna, peroba rosa, guaritá, jaracatiá, marfim, olho pardo entre outras espécies comuns e árvores centenárias de aproximadamente 350 anos. De acordo com levantamento antropológico e arqueológico seu solo já foi palco das civilizações indígenas kaingangs, xetás e guaranis.
.

HOTEL PINHEIRO       HPFOTO1






.

BREMENCENTER      BCFOTO1

Construído por volta de 1936.  É o primeiro prédio de Rolândia em alvenaria. Atualmente pertence à família Bernardy que o restaurou e transformou no belo prédio que hoje vemos. Funciona ali hoje o Centro Cultural Brasil Alemanha e o Projeto “Viva-Viva”, sala de projeções de filmes.

.

RODOVIÁRIA DE ROLÂNDIA     RRFOTO1





.

RECANTO DAS FIGUEIRAS     RFFOTO1


.
.
Voltar Turismo
.

SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO DE ROLÂNDIA
Fone:  43-3906.1155

CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO - COMTUR
educacaorol@onda.com.br
.
.