Escola Municipal ¨D. Pedro II¨. Educação Infantil e Ensino Fundamental 1ª a 4ª série

  Rua: Monteiro Lobato n 550 Telefone: (043)  3259- 3183

Jataizinho - Paraná

 

 

 

 

 

 

 

 

I - HISTÓRICO DA ESCOLA

               A escola D. Pedro II – Educação Infantil e Ensino Fundamental, localizada à Rua Monteiro Lobato, 550 – Centro em Jataizinho – Estado do Paraná, foi municipalizada através do Decreto nº 025-01 datado de 21/06/2001, onde a Escola Estadual Joana Hilária Maiossines Borba cessou suas atividades do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série, em 02/07/2001 e que a partir desta data passou a funcionar com a denominação de Escola Municipal D.Pedro II – Educação Infantil e de Ensino Fundamental, na gestão da Prefeita Terezinha de Fátima Sanches, no Governo Estadual de Jaime Lerner, tendo como entidade mantenedora a Prefeitura Municipal de Jataizinho.

                 No ano de 2002, teve como primeira diretora  a Professora Dézia  da Costa Andrade e como vice-diretora Helena de Souza, por indicação da prefeita em Exercício Terezinha de Fátima Sanches.

Atendendo no início o seu funcionamento o Ensino Regular de 1ª a 4ª com um total de 510 alunos; na Educação Infantil com 28 alunos e PEJA-Projeto de Escolarização de Jovens e Adultos com 64, contando com 3 turnos de funcionamento: matutino, vespertino e noturno. Para atender essa clientela contou com os seguintes docentes: Ensino Fundamental: Neide Miranda, Rosângela Ferreira Pereira, Cleusa Maia dos Santos, Raquel Miguel dos Santos, Iraete Maria dos Santos, Lucélia Custódio da Silva, Laura Lemes Quitério, Janeti Aparecida Carvalho Vaz, Áurea Venâncio Cano, Sônia Batista Rodrigues, Célia Regina da Silva Rocha, Cristiane Gomes de Oliveira, Edite Ribeiro Santana, Patrícia Fabiana Lemos, Márcia Méier Salomão, Dulce Benedita Rodrigues Goto, Maria Aparecida Rossi Baena, Antonia Lacerda Matos, Isabel Keiko Kikuchi, Maria José Costelini, Maria Cristina Vieira Branco, Adalci Alves de França.  Educação Infantil: Andréia Cristina Ribeiro. PEJA: Catarina dos Santos e Maria de Lourdes Tenório Araújo. Equipe técnica pedagógica: Supervisora  Ana Silvia Merlim, Orientadora: Verônica Estela Silvestre, inspetor: Walmir Nunes Soares  , Secretário Dirceu Martin de Araújo Coordenador do PEJA : Maria José Costa Chagas, Serventes: Maria Cezarina da Silva, Oneide Aparecida Zamuner de Souza, Vilma Aparecida Barbosa, Adriane Venâncio de Souza Moreira, Iracema Aparecida de Lima, Dejanira Moura de Morais, Judite Rosa de Souza Vieira. Cozinheira: Maria José Moreira, Nerci dos Santos Cardoso e Maria José Justo.

Essa gestão foi de janeiro de 2002 a dezembro de 2003. No ano de 2004, assumiu  novamente a direção a professora Dézia da Costa Andrade, eleita por meio de eleição para diretora, com votos dos pais, dos alunos e funcionários da escola.

Quadro de professores: Neide Miranda, Dulce Benedita Rodrigues Goto, Rosângela Ferreira Pereira, Lucélia Custódio da Silva, Áurea Venâncio Cano, Cleusa Maia dos Santos, Isabel Keiko Kikuchi, Edite Ribeiro Santana, Iraete Maria dos Santos, Janeti aparecida Carvalho Vaz, Maria Cristina Vieira Branco,  Maria de Lourdes Tenório Araújo, Catarina dos Santos, Ligiane Torres Guimarães, Ana Paula Queiroz França.Professora do Pré Áurea Venâncio. Equipe Técnica- Pedagógica - Orientadora: Generosa Bogo Supervisora: Janeti Aparecida Carvalho Vaz. Secretário: Dirceu Martins de Araújo e Wagner Moreno Baptista. Coordenadora do PEJA: Maria José Costa Chagas. Serventes: Adilsa da Costa Fernandes, Cleonice  Teza Moreira, Dejanira Moura Morais, Judite Rosa de Souza Vieira, Cozinheira: Nerci dos Santos Cardoso e Micheli Antunes Pereira. Inspetora: Maria  Cezarina da Silva.

Atualmente a escola está organizada da seguinte maneira: 09 salas de aula, 02 secretarias, 01 sala para direção, 01 sala para orientação e supervisão, 01 sala para professores, 01 biblioteca, 01 cozinha, 01 refeitório, 10 sanitários, sendo 02 para professores e funcionários, 01 almoxarifado, 01 dispensa, 01 quadra de esporte, 01 casa para o caseiro e 01 pátio descoberto.

Hoje a escola atende 380 alunos de 1ª a 4ª série.

                O quadro de funcionários da escola está composto da seguinte forma: Equipe Técnica Pedagógica, 24 professores, 1 Inspetora de alunos, 2 zeladoras, 2 cozinheiras,  1 caseiro e 2  bibliotecárias.

 

DESFILE

 

1-Trânsito

 

 Sensibilizados com tantos acidentes de trânsito, as professoras Iraete Maria da Silva e Maria Helena Contato Juntamente com os alunos da 4ª Série A e 4ª Série B, desenvolveram um projeto sobre o trânsito, no sentido de colaborar para que esta  situação seja amenizada, na  esperança de que os órgãos públicos  tenham conscientização dos riscos que todos estão correndo.

O objetivo principal deste projeto é contribuir para a formação de cidadãos conscientes; aptos para decidirem e atuarem na realidade e comprometidos com a vida, com o respeito mútuo, com organização e bem estar da sociedade local, trazendo também  reflexões como: Seja paciente no trânsito para não ser paciente no hospital.

    - A vida é um dom de Deus, cuide bem dela – respeite o Trânsito.

       

 

 

2-Meio Ambiente

Os alunos da 4ª série  C e 4ª série D das professoras Cirlene Mizael e Inês Moreno que juntos  desenvolveram um projeto sobre o Meio Ambiente com objetivo principal de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade sócio – ambiental, de modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um e com a comunidade local e global para que possuam um ambiente sustentável, garantindo a vida no planeta, desenvolvendo a cooperação de todos para a transformação humana e social alcançando assim a preservação e recuperação dos ecossistemas trazendo como reflexão:

 --   É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve.

 

   

 

3-Plantas Medicinais

 

     Para representar o projeto sobre Plantas Medicinais contamos com a participação dos alunos da 2ª série B, 3ª série C e 3ª série D, das professoras Nair Schienberger,Geni de Lucas Sanches Valera e Dulce Benedita Goto que com muita responsabilidade vêm nos mostrar que a mãe natureza proporciona ao homem uma infinidade de plantas com valores medicinais importantíssimos à nossa saúde. Assim, foi trabalhado com os alunos, as diversas variedades de plantas medicinais que são utilizadas na cura de diversos tipos de doenças, mas sempre ressaltando que, ao contrário do que muitas imaginam, algumas plantas fazem mal à saúde e por isso não devemos fazer uso indiscriminado desta terapia.

 

 

 

 

4-Alimentação:

 

As professoras Isabel K.Kikushi e Rosangela Ferreira Pereira juntamente com os alunos da 3ª série A  e 3ª série B, desenvolveram  um projeto sobre alimentação visando à aquisição de conhecimentos específicos, melhorando a qualidade de vida, a  interação no meio ambiente e identificando os cuidados que se deve ter com os alimentos, para que possamos ter uma alimentação adequada e saudável, a qual pode nos garantir uma vida melhor, mais sadia, possibilitando a oportunidade de integrar o conhecimento  à aquisição da aprendizagem.

 

   

 

5- LÚDICO

 

Os alunos da 2ª série A  e classe especial, desenvolvido pelas professoras Helena de Souza e Edite Ribeiro Santana.

      Este projeto trás como objetivo principal facilitar a aprendizagem e manter a disciplina na sala de aula, no pátio  e na rua, mostrando através do lúdico a importância e os valores de cada ser humano, destacando que a lúdicidade pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento de cada criança, auxiliando não só na aprendizagem , mas também no desenvolvimento social, pessoal e cultural.

 

 

   
   

 

6º- Olimpíadas

 

     O professor de educação Física Edinho , juntamente com alguns os alunos de Educação Física da escola, vem nos mostrar que desde sua criação, há mais de 2700 a C, os jogos Olímpicos assumiram um papel fundamental na vida dos gregos. Assim esta modalidade desportiva proporciona a união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores. A paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos são os princípios dos jogos olímpicos.

 

   

 

7º- GR

 

  Os alunos da professora Adriana que com muita garra e muita luta estão desenvolvendo um projeto de Ginástica Ritíma Desportiva, mais conhecida como GRD, a qual é uma atividade desportiva de infinitas possibilidades de movimentos corporais que combina elemento de ballet, ginástica e dança teatral, realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenadas com o manejo dos aparelhos próprios desta  modalidade olímpica, que são a corda, o arco, a bola e as fitas, as quais são praticadas por mulheres em nível de competição desenvolvendo graça e beleza em movimentos criativos.

 

   

 

8º - Música

 

Os alunos de Música das professoras Andréia  Campanha Cortez e Leile  de Farias França, mostrando a música como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função.     A música está extremamente ligada à vida dos indivíduos e se expandiu ao longo dos anos e atualmente se encontra em diversas utilidades, não só como arte, mas também como a militar educacional  ou terapêutica, embora nenhum critério cientifico permita estabelecer seu desenvolvimento de forma precisa, pois a história da música confunde – se com a  própria história do desenvolvimento da inteligência e da cultura humana.

 

 

 

9º Leitura

 Dando asas à imaginação foi o tema do projeto de leitura, desenvolvido pelas  pelos  professoras Neide Miranda, Cleusa Maia dos Santos , Lucélia Custodio da Silva e estagiárias Aline Fernandes e Lílian ,juntamente com os alunos do 1º ano A e 1º ano B ,com intenção de despertar na criança o prazer para quem lê e maior  satisfação quando vemos outras pessoas aprendendo a ler, e ressaltando  que não  adianta só saber ler, mas não compreender pois o pior analfabeto é aquele que lê mas ao mesmo tempo não entende nada daquilo que acabou de ler. Por isso precisa – se fazer da leitura um momento de aproximação, desconcentração e troca,  pois a leitura é de suma importância  e favorece as relações afetivas entre alunos, professores e comunidade geral .

 

   

 

10º - PINGO DÁGUA

 Este projeto foi desenvolvido pela professora Iraete e estagiária Aline com os alunos do 2º ano B com o objetivo de mostrar a importância da água em nosso planeta, e assim compreender que a água não é uma doação gratuita da natureza, ela tem um valor econômico,podendo escassear em qualquer região do mundo,desequilibrado o futuro de todos os seres vivos , que depende da preservação da água e de seus ciclos.

               A água faz parte do patrimônio do planeta, portanto sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem mantê-la viva e presentes para as gerações futuras.

 

   

 

11º   Identidade

 

 O projeto Identidade foi realizado pelas  professoras  Ana Paula , Áurea V. Cano e estagiária Camila , desenvolvido com os alunos do Pré Matutino afim de que adquiram e aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, a saúde , a higiene, o meio ambiente onde vivem e todos as pessoas relacionadas a sua história.

 Conhecendo – se  de maneira global, a criança poderá não só vivenciar situações reais, mas integrar – se  como ser modificador, crítico, autônomo, questionando mudanças, atitudes e valorizando – se no seu desenvolvimento, seja ele, biológico, afetivo, social ou familiar.

   

12ª Mãos Criativas:

 

     O projeto mãos criativas foi idealizado pela profª. Juliana Borges e estagiária Natália, desenvolvido com os alunos do Pré - B, vespertino com o objetivo de trabalhar com impressões,texturas e carimbos a fim de desenvolver a coordenação motora e a criatividade, enfocando vários conteúdos através da interdisciplinaridade.O projeto serviu também para incentivar a criatividade, despertar o interesse em criar desenhos como estes que  eles fizeram nas camisetas que estão vestidos, pois os desenhos foram feitos por eles usando suas próprias mãos.

   
 

Agradecimentos

 

A escola M. D. Pedro II, agradece  aos professores , alunos ,pais, equipe pedagógica e administrativa , serviços gerais, Departamento M. de Edu. Prefeitura M. e também às pessoas da comunidade que direta ou indiretamente colaboraram para o desenvolvimento destes projetos.

 Sabemos que só palavras não são capazes de expressar nossas considerações de agradecimentos, mas Deus na sua infinita bondade pode abençoar todos nós para que possamos continuar a vida com mais humildade , respeito e amor.